terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mackintosh Hillhouse Chair


Charles Rennie Mackintosh, como quase todos os génios vivia mais à frente do seu tempo, não sendo compreendido a não ser em tempos mais recentes quando se tornou um dos grandes nomes da Escócia.
O arquitecto e designer Mackintosh foi um dos mais importantes designers do movimento Art Noveaux e é comumente associado ao movimento Arts & Crafts do começo do século 20. Os seus trabalhos em Glasgow, seja na biblioteca , ou na escola que projectou nessa cidade, mostram a sua preocupação em criar ambientes bastante arejados e iluminados para a época vitoriana em que foram feitos.
A Hill House Chair foi concebido em 1902-1903 para a editora WW Blackie.
Originalmente pintados de branco, a alta e estreita Hill House chair de Mackintosh foi originalmente concebida para ser decorativo e não para ser assento. As mesas com pés em estrutura quadriculada , bem como a cadeira foram projectadas para a sala de jantar de W.J. Basset ou num desenho para o The Dug Out, em 1917.A original continua no quarto em que foi desenhada da Hill House, em Helensburgh, nunca sendo produzidos na época em que viveu Mackintosh.

Sem comentários:

Enviar um comentário