terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

RETRO DESIGN


Retro Design é um termo que foi utilizado pela primeira vez em meados dos anos 70 para descrever uma tendência do design popular para adoptar anteriores estilos históricos. Nos anos 60 e o principio dos anos 70, houve um enorme revivalismo por artigos vitorianos e Art Nouveau, com, por exemplo, tipografia vitoriana a ser largamente usada em posters e capas de álbuns. No entanto, o Design Retro saiu de moda no início dos anos 80, quando o Pós-Modernismo se tornou o estilo internacional. Muitos designers alinhados com este movimento inspiraram-se nos produtos kitsh dos anos 50 incluindo rádios em cor pastel e mobiliário assimétrico ou com pernas finas.

O estilo " anos 50" manteve-se até à década de 90, com o lançamento do carro Figaro da nissan, numa edição limitada, em 1991. Este pequeno carro é quase uma reprodução do design dos anos 50, enquanto que a moto Royal Star desenhada pela GK Design para a Yamaha é uma mais directa interpretação do estilo do período.
Claramente um grande negócio, o Design Retro envolve hoje em dia uma combinação de
styling histórico com tecnologia muito actualizada, para a produção de produtos híbridos que
funcionam bem ao mesmo tempo que projectam um forte sentido de carácter.

Sem comentários:

Enviar um comentário